No dia 13 de setembro de 2019, foi realizado o lançamento de um projeto inovador que será realizado numa parceria entre o IFRS – Campus Osório, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e da Assistência Estudantil, e a Secretaria de Saúde do Município de Osório. O ‘Saúde no IFRS Osório’, que tem foco nos temas saúde mental, física e sexualidade, foi apresentado à comunidade escolar nos turnos da manhã e da tarde.
O projeto, coordenado pela professora Luciane Senna Ferreira, surge a partir das demandas de saúde presentes no cotidiano escolar e social dos estudantes do Ensino Médio Integrado, as quais necessitam de acolhimento e apoio profissional. Objetiva realizar atividades de Educação em Saúde promovendo o bem estar e a autonomia dos agentes sociais, criando uma rede de vínculos entre o corpo discente, docente e a secretaria da Saúde com o propósito de propor ações que visem ao atendimento das demandas dessa população.
Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde do Município de Osório, Jeandro Borba e Caroline Schneider Brasil, estruturaram o projeto em três módulos, começando em setembro e finalizando em novembro, e será ministrado em pequenos grupos durante o período de aula.
O primeiro módulo é voltado ao debate sobre Identidade de ‘Gênero e Diversidade Sexual’, o segundo ‘Direitos Sexuais e Reprodutivos’ e o terceiro ‘Saúde Mental e Redução de Vulnerabilidades’.
A ideia é promover momentos de diálogo e de formação coletiva, onde os estudantes sejam os protagonistas. Para isso, serão utilizados canais diferenciados, como as redes sociais, e o projeto culminará na produção de vídeos.
Comentarios