2018
Projeto de Extensão Educação em direitos humanos – Voluntariado e cidadania
Resumo: O projeto consiste na articulação de alunas e alunos para conhecer e visitar lugares no município de Osório de grupos de luta por garantia de direitos. São segmentos populacionais em situações de vulnerabilidade. Além dessa articulação que consiste em troca de saberes e experiências, o projeto almeja criar debates e oficinas sobre a temática gênero e direitos. Essas oficinas serão oferecidas à comunidade em geral e está vinculado ao NEPGS. Ao falar sobre a formação de um aluno do IFRS – Campus Osório é extremamente importante ressaltar que ele deve receber uma formação humana e profissional. O projeto se consolidada como uma oportunidade do estudante construir uma formação integral, através do desenvolvimento da sensibilidade social, da solidariedade e da integração com a comunidade.
Coordenadora: Kathlen Luana de Oliveira - Docente
Projeto de Extensão Direitos humanos: lutas contra sexismos e racismo na escola
Resumo: O projeto consiste em construir materiais educativos, pedagógicos, audiovisuais e por parte das estudantes e dos estudantes acerca das temáticas de gênero e lutas contra o racismo. Trata-se de materiais que trazem as memórias das aprendizagens do campus e expressa um conhecimento crítico acerca do sexismo e do racismo. Aborda questões de gênero em seu mais amplo aspecto, como as lutas de mulheres, as lutas de homossexuais, transsexuais, e questões ligadas as lutas contra o racismo. Nesse sentido, o material será produzido e organizado no Moodle com acesso mediante inscrição, mas de forma gratuita.
Coordenadora: Kathlen Luana de Oliveira - Docente
​
Projeto de Extensão Gênero e Sexualidade nas Organizações
Resumo: Em situações cotidianas, são produzidas ou reproduzidas práticas, discursos e/ou linguagens que demarcam lugares sociais em que desigualdades são construídas, sobretudo em razão de gênero, sexualidade, classe e raça. Tendo em vista que o mundo do trabalho produz e reproduz tais práticas, que historicamente circunscrevem a sociedade, entende-se que a discussão destes temas no âmbito das organizações é fundamental, principalmente quando atrelada ao ambiente educacional, basilar na formação de estudantes e profissionais atuantes no processo de mudança social. Este projeto tem por objetivo promover reflexões e debates acerca do tema Gênero e Sexualidade nas Organizações com docentes e estudantes das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, bem como gestores(as), empreendedores(as), consultores(as) e público em geral interessado. Será realizado por meio de palestras e rodas de conversa com pesquisadores(as) e profissionais internos(as) e externos(as) ao IFRS Campus Osório, que estudam, pesquisam e/ou vivenciam o tema em seu contexto de trabalho.
Coordenadora: Aline Mendonça Fraga - Docente
​
Projeto de Pesquisa Mulheres na informática: resgatando protagonismos
Resumo: A história inicial das ciências da computação houve participação e protagonismo de mulheres. Contudo, com a valorização da área, as mulheres foram relegadas a funções de menor valor, de invisibilidade no campo. Partindo disso, a pesquisa Mulheres na Informática: resgatando protagonismos almeja debater essa história, articulando com experiências do campus Osório-IFRS. Para isso, serão realizados estudos bibliográficos para o mapeamento da participação das mulheres na Informática. Num segundo momento, com estudos documentais, será realizado um levantamento de ingressas-egressas do curso técnico integrado em Informática do campus Osório, buscando identificar a procura e a formação alcançada. Num terceiro momento, a análise de dados resultantes dos mapeamentos histórico e local, consistirá em evidenciar dificuldades e possibilidades das mulheres na área de informática. O projeto “Mulheres na Informática: resgatando protagonismo” irá analisar a realidade das mulheres no campo da informática, visando constatar as relações de gênero e quais processos históricos e sociais motivaram o afastamento das mulheres dessa área. Conforme Beauvoir (1949, p. 9), “ninguém nasce mulher, torna-se mulher”, demonstrando a influência da construção de gênero na formação identitária da mulher. Com isso, buscamos compreender o que influi nas escolhas de carreira e acadêmicas das mulheres que optam, ou não, pelo curso técnico em informática. A desigualdade de gênero dentro da computação é possível constatar já inicialmente pela presença numérica das mulheres nessa área. Esta realidade já é evidenciada há certo tempo, conforme podemos notar na tese de Clevi Elena Rapkiewicz, que foi publicada em 1998. Apesar do protagonismo das mulheres na estruturação inicial da programação, quando esta era considerada uma função de menor importância, houve pouco reconhecimento ao seu trabalho.
Coordenadora: Kathlen Luana de Oliveira - Docente
​
Projeto de Pesquisa Gênero em debate: violências contra as mulheres do Brasil
Resumo: O projeto Gênero em debate: violências contra as mulheres do Brasil consiste na construção de uma articulação de estudos, pesquisa e ações pedagógicas que almejam debater e oportunizar aprendizagens que incidem em compreender as temáticas de gênero. Busca- se fomentar a pesquisa de conceitos centrais em gênero, conjugando com reflexões sobre o contexto local e escolar. A pesquisa está aliada às ações do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidades (NEPGS) do campus Osório do IFRS. No primeiro momento, serão realizadas definições de assuntos que serão debatidos, no horizonte da consciência de direitos e na compreensão de violências, violações existentes no cenário
brasileiro em relação às mulheres. A compreensão das violências e violações parte da construção história de direitos humanos no contexto nacional e envolve lutas pela cidadania, trazendo especificidades da trajetória de protagonismos da luta pela igualdade de gênero. Num segundo momento, a partir dos aprofundamentos teóricos, serão realizadas ações de ensino e pesquisa como debates, oficinas, produções textuais.
Coordenadora: Kathlen Luana de Oliveira - Docente
​
Projeto de Ensino Entre o Natural e a Norma: desfazendo gênero e sexualidade
Resumo: O Projeto de Ensino Entre o Natural e a Norma: Desfazendo Gênero e Sexualidade tem por objetivo debater e propor reflexões sobre questões de Gênero e Sexualidade, tanto no ambiente do Campus Osório, como nos demais espaços de convívio social de estudantes, servidores e servidoras. O projeto alia-se ao papel do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS - no fomento e participação em ações que discutam os demarcadores de diferenças sociais. As ações ocorrerão no turno da noite e serão abertas para a comunidade interna.
Coordenadora: Aline Mendonça Fraga - Docente
​