top of page

2019

Projeto de Extensão Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e educação

Resumo: O projeto “Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e educação” consiste na construção de uma articulação de estudo, pesquisa, extensão e ações pedagógicas que almejam debater e oportunizar aprendizagens que incidem em compreender as temáticas de gênero, sexualidade e educação. Busca construir um grupo de debate vinculado ao 'Programa de Ações do NEPGS: Educação para a diversidade de gênero e sexualidade (PRO-NEPGS)' do campus Osório do IFRS, organizado em encontros quinzenais. No primeiro momento, serão realizadas definições de assuntos que serão debatidos, articulados com diferentes áreas do saber, no horizonte da consciência de direitos e na compreensão das diversas formas de violências e violações existentes no cenário brasileiro tanto em relação às mulheres, quanto à comunidade LGBTQ+. Tal momento também é decorrente do contexto escolar/acadêmico do campus, pois é constante a demanda por essas temáticas, bem como se articula com estudos e propostas do NAAf do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A compreensão das violências e violações parte da construção história de direitos humanos no contexto nacional e passa pelas lutas por cidadania, trazendo especificidades da trajetória de protagonismos da luta pela igualdade de gênero e das discussões sobre sexualidade. Em um segundo momento, a partir dos aprofundamentos teóricos, serão realizadas ações que articulam ensino, extensão e pesquisa como debates, ciclos de palestras, rodas de conversas e produções textuais em espaço colaborativo. O projeto, ainda, almeja fortalecer o NEPGS no Campus Osório.

Coordenadora: Luciane Senna Ferreira - Docente

 

Projeto de Extensão Programa de Ações do NEPGS: Educação para a diversidade de gênero e sexualidade (PRO-NEPGS)​

Resumo: Este Programa visa articular ações de ensino, pesquisa e extensão que proporcionem debates e construções coletivas sobre gênero, sexualidade e demais temáticas relacionadas. O Programa está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS Campus Osório e tem como objetivo sensibilizar, problematizar e incentivar a reflexão sobre as temáticas que envolvem o núcleo, como feminismo, machismo, violência contra a mulher, LGBTfobia e demais questões relacionadas a gênero e sexualidade, buscando realizar ações diversas que envolvam a comunidade interna e externa do Campus Osório. Ressalta-se que o Programa almeja fortalecer o NEPGS do Campus, articular ações com os NEPGS e NAAfs de outros Campi e promover a interdisciplinaridade. O programa surge da necessidade de intensificar as ações do núcleo e também como forma de melhorar a organização e gerenciamento das atividades. A urgência de realizar ações relacionadas às temáticas do núcleo é percebida pela necessidade, tanto da comunidade acadêmica dentro da própria instituição como do público externo, de discutir e refletir sobre questões relacionadas à violência, ao assédio e à diversidade, visando ampliar conhecimentos e combater preconceitos, intolerância e discriminação, especialmente aqueles relacionados a gênero e sexualidade.

Coordenadora: Luciane Senna Ferreira - Docente 

​

Projeto de Pesquisa A literatura de autoria feminina presente nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio adotados nas escolas públicas do município de Osório-RS

Resumo: O presente projeto é uma proposta que integra curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade - Campus Osório. Pertencente ao Grupo de Pesquisa no CNPq. ELLOS- Estudos Linguísticos e Literários, na linha Perspectivas Interdisciplinares dos Estudos Literários do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Instituto Federal do Rio Grandes do Sul - Campus Osório e vinculado com o NEPGS, a pesquisa tem como finalidade, nesta primeira etapa de 2019, coletar dados da presença/ausência da literatura de autoria feminina, obras que são estudadas e o quantitativo de autoria literária feminina e masculina nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio adotados pelas escolas públicas do município de Osório. Objetiva, com esta etapa, a um procedimento quantitativo, para que, posteriormente, em 2020, proceda à análise dos resultados obtidos, verificando a representatividade das escritoras e investigando a sua ou não invisibilidade e silenciamento no ensino de literatura nas escolas, adotando a perspectiva dos estudos de gênero, Literatura, Cânone Literário Ocidental e o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 
Coordenadora: Luciane Senna Ferreira - Docente   

​

Projeto de Ensino  Saúde e sexualidade: rodas de debates no campus Osório IFRS
Resumo: 
Depressão e sexualidade são temas que perpassam a vida de qualquer ambiente educativo. E, ainda, são temas de debate, angustia no período da adolescência, pois se trata de um período de intensas modificações no desenvolvimento humano, marcado por alterações biológicas e relacionado à maturidade biopsicossocial do indivíduo. Assim o projeto de ensino “Saúde e sexualidade: rodas de debates no campus Osório IFRS” visa criar espaços de debate acerca das transformações existentes que fomentam dificuldades e geram conflitos identitários e relacionais. Dois eixos são centrais nesse projeto: a saúde emocional e a sexualidade. Percebe-se que os processos de construção da identidade estão imersos em violências, adequações, temporalidades e espacialidades que dificultam uma vida saudável. Dúvidas sobre o corpo, sobre os relacionamentos, sobre o emocional requerem apoio e debates. O If necessita ser um ambiente saudável para as pessoas possam se construir como sujeitos autônomos, críticos e felizes. Logo, o projeto consiste em rodas de debate sobre a sexualidade, sobre saúde emocional, partindo de estudos de textos centrais nessa temática. Depois, haverá a elaboração de infográficos construídos a partir de um mapeamento de serviços públicos existentes na região. Tal mapeamento visa apresentar alternativas, apoio para quem necessitar de cuidados de sua saúde. Afinal, há desconhecimento sobre a existência e o funcionamento de vários serviços públicos existentes no litoral norte. Por fim, serão realizadas oficinas lúdicas que promovam o diálogo sobre sexualidade e saúde. A escola e, especialmente, a sala de aula devem ser lugares nos quais seja possível o conhecimento sobre seu desenvolvimento, sobre seu corpo, sobre sua identidade. Assim é fundamental criar espaços que construam conhecimentos sobre si, sobre suas transformações e sobre as redes de apoio já existentes. 
Coordenadora:     Kathlen Luana de Oliveira - Docente

​

Projeto de Ensino   Religiões em debate: conflitos e a construção dos direitos humanos no campus Osório IFRS    

Resumo: Na atualidade, clamores e conflitos são cada vez mais percebidos e enunciados. Mesmo que, em números, a violência se torne cada vez mais constatada e nomeada, há resistências que lutam e clamam por uma vida de direitos. Em meio aos discursos e ações de direitos humanos, no Brasil pode-se dizer que há inúmeros conflitos que envolvem várias compreensões que reflete a diversidade religiosa. Questões de gênero, questões raciais têm encontrado dificuldades em dialogar com expressões religiosas. Há debates específicos como aborto, a liberdade das mulheres, o casamento homoafetivo que são alvos de discursos religiosos. É preciso averiguar como há o embate entre direitos e liberdades discursivas religiosas. Para desconstruir violências é fundamental pensar as religiões, conhecer as religiões e perceber caminhos de superação de conflitos. Nesse contexto, a proposta do projeto de ensino visa estudar aspectos do debate atual acerca de direitos humanos e religião no cenário brasileiro. Partindo de aspectos locais, buscar-se-á compreender a diversidade circundante ao IFRS campus Osório, buscando a superação de conflitos e a construção de respeito às diferenças. Os estudos realizados serão base para a organização de atividades educativas para fomentar o debate com estudantes do campus.  
Coordenadora: Kathlen Luana de Oliveira - Docente 

​

Projeto de extensão Saúde no IFRS Osório

Resumo: Este projeto surge a partir de demandas do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório - observadas no cotidiano escolar e social dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) frente à necessidade e importância de serem abordadas temáticas relacionadas à diversidade sexual, estigma, preconceito e respeito às diferenças; não menos importante é a sensibilização dos alunos e alunas a respeito dos direitos sexuais e reprodutivos, enfatizando os dispositivos de prevenção às IST’s. Frente à observação de um coletivo relevante de discentes LGBTIs e da importância de atender às suas demandas, bem como do coletivo heterossexual nas temáticas acima mencionadas, assim como a abordagem de questões de saúde mental ampliada, as quais necessitam de acolhimento e apoio profissional, o NEPGS endereçou a profissionais da saúde municipal de Osório o pedido de um projeto de intervenção. “Saúde no IFRS Osório” é vinculado ao 'Programa de Ações do NEPGS: Educação para a diversidade de gênero e sexualidade (PRO-NEPGS)' do campus Osório do IFRS e busca realizar atividades de Educação em Saúde, promovendo o bem estar e a autonomia dos agentes sociais, criando uma rede de vínculos entre o corpo discente, docente e a secretaria da saúde. O projeto abrangerá ações de estudos e debates que envolvem a participação de docentes, técnicas, técnicos e, prioritariamente, discentes do Campus Osório mais a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Osório, partindo-se das necessidades em compreender, no espaço educacional, a noção de gênero, sexualidade e direitos articulados à saúde física e mental. 

Coordenadora: Luciane Senna Ferreira - Docente

bottom of page