top of page
Buscar
  • Foto do escritorNEPGS

28 de Junho - Dia do Orgulho LGBTQI+

Atualizado: 23 de jul. de 2020


Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQI+, que ocorre em 28 de junho, o NEPGS IFRS/Osório, em parceria com NEABI, e vinculado ao “Programa de Ações do NEPGS: Educação para diversidade”, realizou um debate online, na segunda-feira, dia 29 de junho, das 19h às 20h30.


A ação intitulada 'A arte de viver: orgulho LGBTQI+ e o ser negre' versou sobre como transformar morte em vida? Valorizar a existência, a partir daquilo que é desvalorizado por quem se considera superior?, abordando que empoderamento é amor e reconhecimento, primeiro para si mesmo e que para resistir é preciso existir e, assim, viver se faz uma arte a todo o momento: é isso que ensina o orgulho “gay”, e também o orgulho negre.


O professor de sociologia Gilian Vinicius discutiusobre conceitos de interseccionalidade e lugar de fala, o que remete ao trabalho dos núcleos deAçõesAfirmativas do IFRS, apontando queosdebatese as açõesprecisamestar cada vez mais articuladasentre ostrêsnúcleos,NEPGS, NEABI e NAPNE. Ainda, trouxepara a discussãoa questãodomovimentoLGBTQ+ser marcado pelo aspecto étnico-racial, que muitas vezes sofre um apagamento ouérelegado a uma discussão de segundo plano.


Nesse sentido, o convidado fez várias indicações de artistas e obras em que a comunidade LGBTQ+ negre está presente e é protagonista.


Siga as dicas: Madame Satã; Marsha Johson, Jorge Lafond- Vera Verão, Lacraia, Liniker, Jup do Bairro e Linn da Quebrada,seriado Pose, livro Ética bixa, o grupo Quebrada Queer, filme Moonlight: sob a luz do luar.


O público presente na ação, de aproximadamente 50 pessoas, trouxe problematizações pertinentes ao debate, como a questão do uso da linguagem inclusiva de gênero, a abordagem sobre temas LGBTQ+ e étnico-racial na educação, a intersecção entre gênero, classe e etnia/ raça e sobre pink money, questionando quem tem poder de compra na comunidade LGBTQ+.






31 visualizações0 comentário
bottom of page